Especialiadades
direito trabalhista
O advogado trabalhista atua em processos judiciais e extrajudiciais que envolvem relações trabalhistas que ocorrem tanto no setor privado quanto no público. Sua função é representar seu cliente, seja ele o empregador ou o empregado, buscando e realizando a melhor solução ao caso, buscando a aplicação rigor das Leis Trabalhistas.
Dentre as suas várias atuações, o advogado trabalhista atua com base no cumprimento das leis trabalhistas, ou seja, a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Sua atuação pode ser tanto para o empregador, quanto ao empregado, suas áreas de trabalho são as que envolvem tudo que se refere à legislação específica: cálculo de rescisão trabalhista, horas extras, férias, acidentes de trabalho, pagamento de comissões, demissões, desvio de função, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), seguro-desemprego, entre outros.
Além disso, o advogado trabalhista pode realizar o acompanhamento de atos de demissões, auxiliar na composição de acordos, evitando judicialização de processos e resolvendo questões que trazem economias e ganhos financeiros, seja ela para o funcionários, seja ela para o empregador.
O Advogado trabalhista também pode atuar prestando consultoria para as políticas institucionais das empresas e instituições, auxiliando a garantia do cumprimento interno dos direitos trabalhistas e atuando de forma preventiva, evitando perdas de grande monta para a empresa, além de trazer segurança para processos trabalhistas.
Caso não haja conciliação, ocorre a abertura do processo junto à Justiça do Trabalho, iniciando o litígio, com base na análise do caso, entrevista de testemunhas e reunião de provas, dentre outras várias precauções, orientações e atuações. Neste caso, seja empregador ou empregado, o advogado irá sempre buscar o melhor interesse de seu cliente, sendo no caso do empregador, o menor dano possível a empresa, já no caso do empregado, a maior reparação de violações trabalhistas possíveis.
Em todo caso, sempre é muito importante buscar a consultoria de seu advogado, pois com ela você terá mais segurança jurídica e clareza acerca das possibilidades de se resolver o processo trabalhista, seja ela de forma preventiva (antes de ocorrer um processo), seja ela de maneira judicial (com a judicialização de processos ou defesa neste).